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Mercado Potencial e Projeões Econômico-Financeiras do Porto Itapoá

  • Foto do escritor: Leggio
    Leggio
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Resumo do estudo sobre o Porto Itapoá, desenvolvido com isenção pela Leggio Consultoria para a BRZ Investimentos.

 

O Porto Itapoá, terminal portuário privado de contêineres (TUP), localizado em Itapoá (SC), iniciou suas operações em 2011 e rapidamente atingiu sua capacidade máxima. A localização estratégica na Baía da Babitonga, próxima aos polos industriais de Joinville (SC) e Curitiba (PR), é um dos seus principais diferenciais.

 

Crescimento Operacional e Expansões

 

  • Fase I: Capacidade inicial de cerca de 500 mil TEUs.

 

  • 2016-2018 (Fase II):

    • Ampliação da área operacional de 150 mil m² para 250 mil m².

    • Aumento do píer de 630 para 800 metros.

    • Incremento no número de portêineres de 4 para 6.

    • Capacidade operacional aumentada para 1,2 milhão de TEUs/ano.

 

  • 2024 (Fase III):

    • Expansão para 450 mil m² de área de pátio.

    • Construção de armazém de 8 mil m².

    • Aumento da capacidade para 1,8 milhão de TEUs/ano.

 

  • Fase IV (em andamento):

    • Ampliação adicional de 120 mil m² no pátio.

    • Parceria para dragagem do canal da Baía da Babitonga.

    • Potencial expansão do berço em mais 400 metros lineares e aquisição de novos equipamentos.

 

Diferenciais Competitivos

 

O TUP (Terminal de Uso Privado) permite operação por tempo indeterminado e com autonomia. Sua localização é estratégica, na região Sul, próxima da região Sudeste. A composição acionária com a Maersk favorece sinergias operacionais e estabilidade de demanda.

 

O ativo de infraestrutura permite expansão escalável já que detém áreas próprias com possibilidade de ampliação, sem barreiras urbanas. As condições naturais são favoráveis, com calado natural de 16m e águas protegidas. O porto conta com retroárea em desenvolvimento contínuo, com incentivo à instalação de empreendimentos logísticos e industriais. Itapoá tem ainda a capacidade de atuar como hub port, alimentando outros terminais.

 

Desempenho Financeiro Recente

  • Receita líquida em 2024: R$ 1.223 milhões, aumento de 88% YoY.

  • EBITDA: R$ 842 milhões, com margem de 69%.

  • Lucro líquido: R$ 485 milhões, crescimento de 92% YoY.

 

Mercado e Concorrência

 

O Porto Itapoá integra o Cluster Sul, que inclui também TCP (Paranaguá), Portos de Itajaí e Navegantes (Portonave) e projetos em estudo: Pontal Paraná, Novo Porto, Porto Guará e Porto Brasil Sul.

 

A concorrência dentro do cluster é intensa, dada a disputa por escalas de serviços de navegação (atração de armadores) e cargas produzidas ou consumidas na região de influência.

 

Fatores que impactam a competitividade:

  • Participação societária de armadores nos terminais.

  • Capacidade operacional e disponibilidade de janelas.

  • Eficiência no embarque/desembarque.

  • Condições comerciais.

 

Projeções e Modelagem

 

Estudos prospectivos (cenários até 2040) mostram que o Porto Itapoá:

  • Opera próximo à sua capacidade total em todos os cenários.

  • Mantém ou supera 30% do share do Cluster Sul.

  • Tem resiliência competitiva mesmo com entrada de novos terminais.

  • Conta com demanda estável da própria Maersk, que pode responder por mais da metade da ocupação.

 

O gráfico a seguir representa a projeção de demanda do Porto Itapoá no cenário de expansão intermediária. Considerando que tais investimentos já estão previstos pelo porto, o volume projetado é:

Figura 1 - Movimentação Total no Porto Itapoá em box (transbordo x1) – Cenário de Expansão Intermediária

Fonte: Leggio (2025).

 

Projeção e Drivers para o Fluxo de Dividendos do Ativo

 

As projeções financeiras indicam crescimento contínuo de dividendos, sustentado por:

 

  • Aumento da movimentação e ocupação das novas capacidades.

  • Melhoria do mix de cargas e aumento da margem por TEU.

  • Possível aumento de tarifas e redução de custos fixos unitários com escala.

  • Dragagem da Baía da Babitonga, permitindo a operação com navios maiores (até 366m), ampliando a competitividade.

 

O gráfico apresenta o fluxo de dividendos projetado com base no cenário intermediário, reforçando a atratividade financeira do ativo.

Figura 2 – Estimativa de Dividendos Distribuídos Ano a Ano

Fonte: Leggio (2025).

 

 

Nota: o estudo completo Mercado Potencial e Projeções Econômico-Financeiras do Porto Itapoá, elaborado pela Leggio Consultoria para a gestora de recursos BRZ Investimentos, pode ser baixado no link https://www.brzinfraportos.com.br/list.aspx?idCanal=qYy5ANKrd4SgNLuLfCi21A==&ano=2025

 
 
 

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