Mercado Potencial e Projeões Econômico-Financeiras do Porto Itapoá
- Leggio
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Resumo do estudo sobre o Porto Itapoá, desenvolvido com isenção pela Leggio Consultoria para a BRZ Investimentos.
O Porto Itapoá, terminal portuário privado de contêineres (TUP), localizado em Itapoá (SC), iniciou suas operações em 2011 e rapidamente atingiu sua capacidade máxima. A localização estratégica na Baía da Babitonga, próxima aos polos industriais de Joinville (SC) e Curitiba (PR), é um dos seus principais diferenciais.
Crescimento Operacional e Expansões
Fase I: Capacidade inicial de cerca de 500 mil TEUs.
2016-2018 (Fase II):
Ampliação da área operacional de 150 mil m² para 250 mil m².
Aumento do píer de 630 para 800 metros.
Incremento no número de portêineres de 4 para 6.
Capacidade operacional aumentada para 1,2 milhão de TEUs/ano.
2024 (Fase III):
Expansão para 450 mil m² de área de pátio.
Construção de armazém de 8 mil m².
Aumento da capacidade para 1,8 milhão de TEUs/ano.
Fase IV (em andamento):
Ampliação adicional de 120 mil m² no pátio.
Parceria para dragagem do canal da Baía da Babitonga.
Potencial expansão do berço em mais 400 metros lineares e aquisição de novos equipamentos.

Diferenciais Competitivos
O TUP (Terminal de Uso Privado) permite operação por tempo indeterminado e com autonomia. Sua localização é estratégica, na região Sul, próxima da região Sudeste. A composição acionária com a Maersk favorece sinergias operacionais e estabilidade de demanda.
O ativo de infraestrutura permite expansão escalável já que detém áreas próprias com possibilidade de ampliação, sem barreiras urbanas. As condições naturais são favoráveis, com calado natural de 16m e águas protegidas. O porto conta com retroárea em desenvolvimento contínuo, com incentivo à instalação de empreendimentos logísticos e industriais. Itapoá tem ainda a capacidade de atuar como hub port, alimentando outros terminais.
Desempenho Financeiro Recente
Receita líquida em 2024: R$ 1.223 milhões, aumento de 88% YoY.
EBITDA: R$ 842 milhões, com margem de 69%.
Lucro líquido: R$ 485 milhões, crescimento de 92% YoY.
Mercado e Concorrência
O Porto Itapoá integra o Cluster Sul, que inclui também TCP (Paranaguá), Portos de Itajaí e Navegantes (Portonave) e projetos em estudo: Pontal Paraná, Novo Porto, Porto Guará e Porto Brasil Sul.
A concorrência dentro do cluster é intensa, dada a disputa por escalas de serviços de navegação (atração de armadores) e cargas produzidas ou consumidas na região de influência.
Fatores que impactam a competitividade:
Participação societária de armadores nos terminais.
Capacidade operacional e disponibilidade de janelas.
Eficiência no embarque/desembarque.
Condições comerciais.
Projeções e Modelagem
Estudos prospectivos (cenários até 2040) mostram que o Porto Itapoá:
Opera próximo à sua capacidade total em todos os cenários.
Mantém ou supera 30% do share do Cluster Sul.
Tem resiliência competitiva mesmo com entrada de novos terminais.
Conta com demanda estável da própria Maersk, que pode responder por mais da metade da ocupação.
O gráfico a seguir representa a projeção de demanda do Porto Itapoá no cenário de expansão intermediária. Considerando que tais investimentos já estão previstos pelo porto, o volume projetado é:

Figura 1 - Movimentação Total no Porto Itapoá em box (transbordo x1) – Cenário de Expansão Intermediária
Fonte: Leggio (2025).
Projeção e Drivers para o Fluxo de Dividendos do Ativo
As projeções financeiras indicam crescimento contínuo de dividendos, sustentado por:
Aumento da movimentação e ocupação das novas capacidades.
Melhoria do mix de cargas e aumento da margem por TEU.
Possível aumento de tarifas e redução de custos fixos unitários com escala.
Dragagem da Baía da Babitonga, permitindo a operação com navios maiores (até 366m), ampliando a competitividade.
O gráfico apresenta o fluxo de dividendos projetado com base no cenário intermediário, reforçando a atratividade financeira do ativo.

Figura 2 – Estimativa de Dividendos Distribuídos Ano a Ano
Fonte: Leggio (2025).
Nota: o estudo completo Mercado Potencial e Projeções Econômico-Financeiras do Porto Itapoá, elaborado pela Leggio Consultoria para a gestora de recursos BRZ Investimentos, pode ser baixado no link https://www.brzinfraportos.com.br/list.aspx?idCanal=qYy5ANKrd4SgNLuLfCi21A==&ano=2025
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