Em matéria do Valor Econômico sobre o embate entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o presidente da Petrobras, Marcus D´Elia, sócio da Leggio Consultoria, pontuou que há um interesse do MME em influenciar diretamente a petroleira. Para o especialista, o ministério reclama dos reajustes de preços de combustíveis que considera desfavoráveis, mas pede agilidade nos reajustes que considera favoráveis.
De acordo com a matéria, o consultor afirma que a nova estratégia de preços de combustíveis da Petrobras exige tempo para que sejam identificadas as tendências de médio e longo prazos. E acrescenta que esse tempo é fundamental na nova política para evitar as oscilações. Mas esse período de esperar a tendência antes de efetivar um reajuste tem incomodado o ministério.
Já sobre o plano estratégico, D'Elia diz que a expectativa é o quanto a companhia vai alocar para investimentos em áreas além da exploração e produção. “Setores como biocombustíveis e fertilizantes, por exemplo, devem precisar de análise mais profunda e talvez não haja consenso dentro da área técnica da própria companhia”, afirma.
Confira a matéria na íntegra: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/11/21/plano-estrategico-e-pano-de-fundo-em-impasse-entre-ministro-e-petrobras.ghtml