Marcus D'Elia fala à Agência iNFRA sobre escoamento de etanol do Centro-Oeste
- 30 sept
- 1 Min. de lectura
Marcus D'Elia, sócio da Leggio Consultoria, concedeu entrevista à Agência iNFRA sobre os caminhos para escoar a crescente produção de etanol de milho e o abastecimento de diesel na região Centro-Oeste. ⛽
O texto destaca que, com volumes projetados para dobrar até 2035, o transporte rodoviário dará espaço a soluções mais eficientes. Dois modais se destacam:
▶️ Ferrovias: com investimentos em curso são a solução mais imediata e flexível.
▶️ Dutos: projetos de longo prazo, como o oleoduto estudado pela Petrobras, prometem eficiência, mas enfrentam questões de viabilidade econômica e modelo operacional.
D'Elia analisa este cenário e ressalta que a chave para o sucesso está na multimodalidade. “Um duto exclusivo para diesel pode não ser viável, dependendo de uma estrutura paralela para etanol. Além disso, a integração entre trens e dutos ao longo dos trajetos, cada modal operando onde é mais eficiente, parece ser o caminho mais inteligente para o futuro”, afirma.
Estudo da Leggio encomendado pelo IBP confirma essa visão, indicando que investimentos estratégicos em terminais, vagões-tanque e dutos de menor extensão podem resolver gargalos críticos com agilidade e custo otimizado.
Leia a matéria completa da Agência iNFRA: https://agenciainfra.com/blog/fluxo-de-combustiveis-no-centro-oeste-abre-espaco-para-trens-e-dutos/

Comentarios