Estudo da Leggio aponta que Brasil precisa investir R$ 8,7 bi em infraestrutura para combustíveis até 2035
- hace 19 horas
- 1 Min. de lectura
Em artigo recente, a Revista Portos e Navios publicou um estudo da Leggio Consultoria que mostra a necessidade de investimentos adicionais de R$ 8,7 bilhões até 2035 em infraestrutura portuária e logística para o downstream.
O estudo, contratado pelo IBP – Instituto Brasileiro e Petróleo, Gás e Biocombustíveis, analisou os gargalos futuros para a importação de combustíveis e biocombustíveis no Brasil.
O Plano Decenal de Energia (PDE 2032) projeta um déficit diário de derivados de petróleo, exigindo a atracação de um navio de óleo diesel por dia no país. A solução logística ideal envolveria navios maiores, porém, nossa infraestrutura portuária é crítica, com apenas 9 píeres únicos aptos a recebê-los. Esse gargalo físico, somado aos longos tempos de espera, eleva o "custo Brasil" e cria riscos de desabastecimento.
Entenda melhor sobre o assunto acessando o link: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cdn-pen.nuneshost.com/-docindexerpdf/Artigo-10-Anos-no-Futuro-os-Gargalos-para-Importacao-de-Combustiveis-Liquidos-nos-Dias-de-Hoje.pdf

