Em entrevista à CNN Brasil sobre a nova política de precificação da Petrobras, Marcus D´Elia explicou o impacto da medida nos preços dos combustíveis ao consumidor. Uma das dúvidas levantadas é como a estatal vai se comportar caso o preço do barril de petróleo varie muito.
Como o presidente da Petrobras declarou que o limite inferior dos preços será a margem da estatal, o sócio da LEGGIO Consultoria explica que a capacidade da empresa para absorver oscilações de preço é baixa, já que a margem de refino nas refinarias brasileiras fica entre 3% e 10%.
Além disso, o custo da Petrobras influencia apenas uma parte do preço do combustível ao consumidor. Como o Brasil depende da importação para suprir a lacuna entre a demanda e a oferta internas, o preço final do diesel e da gasolina será uma média ponderada entre o custo da estatal e o do produto importado.
Acesse o link para ler a matéria da CNN na íntegra.https://www.cnnbrasil.com.br/economia/especialistas-estimam-impacto-na-inflacao-e-em-precos-na-bomba-com-o-fim-da-politica-de-paridade-da-petrobras/

Comments