Marcus D'Elia apresenta solução para promover a concorrência entre refinarias

Nosso, sócio Marcus D’Elia, produziu um artigo exclusivo para Cenários Petróleo, da editora Brasil Energia, apresentando uma solução para promover a concorrência entre refinarias, localizadas em diferentes regiões do país, evitando a formação de monopólios locais.


A construção de dutos para movimentação de combustíveis entre as regiões é economicamente viável em pelo menos três trechos estudados pela LEGGIO: da REFAP, em Canoas/RS, até Lages/SC; da REGAP, em Betim/MG, até Montes Claros/MG; e o último, dividido em três partes, da RLAM, em Candeias/BA, a Maceió/AL, deste ponto até a RNEST e seguindo até Cabedelo/PB.


A capacidade de escoamento de todos estes trechos somados seria de 3,76 milhões de m3 de derivados por ano, o que permitira expandir a área de influência de algumas refinarias ou ainda reduzir o custo de transporte, em relação à cabotagem.


Leia o artigo completo em: https://cenariospetroleo.editorabrasilenergia.com.br/competicao-no-mercado-de-refino-atraves-de-investimentos-em-dutos/