DIESEL VOLTA ÀS MANCHETES: MARCUS D’ELIA ANALISA A ALTA DO PREÇO EM ENTREVISTA AO VALOR

O diesel voltou às manchetes, com nova alta do preço internacional, o que acentuou a defasagem em relação ao custo final no mercado interno, já que a Petrobras não reajusta o valor há mais de 50 dias. O país não produz o volume suficiente para atender a toda a demanda nacional e, de acordo com matéria do Valor Econômico, as importações feitas por distribuidoras regionais e por empresas de menor porte caíram.


Em entrevista ao jornal, nosso sócio Marcus D´Elia explicou que a petroleira tem buscado aumentar o fator de utilização das refinarias próprias, que ultrapassou 90% recentemente. “Isso coloca um pouco mais de produto no mercado, mas não suporta a diferença entre demanda e oferta, que é estrutural”, afirmou ao Valor.


O tema vem ganhando destaque principalmente pelo caráter estratégico do combustível para o país, já que boa parte do transporte de mercadorias e pessoas no Brasil depende do diesel.


Para ler mais sobre o tema, acesse o link da matéria: https://valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2022/05/05/alta-do-diesel-acelera-defasagem-e-eleva-o-risco-de-suprimento.ghtml