O Diário de Curitiba publicou estudo da Leggio Consultoria indicando que o segmento de caminhões de entregas urbanas se antecipou a outros segmentos do transporte a diesel e já está utilizando veículos elétricos. Como têm necessidade limitada de autonomia, este nicho já consegue utilizar tecnologia com emissão zero de CO2. Outros segmentos, como caminhões para longas distâncias, ônibus e máquinas agrícolas, ainda estão numa fase anterior da transição energética, cujo objetivo inicial é reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs).
Para desenvolver este estudo, o time Leggio utilizou metodologia própria para análise de dados públicos e privados do setor, considerando ainda a regulação vigente e os investimentos já previstos tanto no segmento de combustíveis fósseis como no de renováveis. Através de metodologia própria e modelagens matemáticas desenvolvidas para o setor, a Leggio realizou projeções de oferta e demanda de diferentes fontes de energia.
Leia a matéria completa na integra: https://diariodecuritiba.com/2023/12/14/Descarbonizacao_do_transporte_requer_diferentes_tecnologias/
Commenti