Arco Norte: Camila Affonso analisa produção e escoamento de grãos, em artigo para Portos e Navios

As projeções de produção e escoamento de grãos no Arco Norte, apresentado pela nossa sócia Camila Affonso, ganhou destaque na capa do site da Portos e Navios, publicação especializada em infraestrutura.


O artigo tem como base um estudo realizado internamente pela LEGGIO, através de nosso modelo matemático que abrange mais de 10 mil variáveis, em que projetamos um aumento na produção de grãos em todo o Brasil até 2030.


Porém, estas mesmas projeções indicam que, para escoar esse aumento de produção sem onerar o preço final dos produtos, é preciso que haja uma ampliação da malha ferroviária e da capacidade portuária do Arco Norte.


O conteúdo traz uma análise aprofundada da situação e é ilustrado por gráficos que traduzem de forma simples os cálculos realizados a partir de milhares de dados, como originação, capacidade de armazenagem e de transporte em diferentes modais, excedente para exportação, insumos, quantidade e tipos de berços de atração, etc.


Vale a leitura do artigo, que pode ser acessado na íntegra no link: https://www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/artigo-novas-ferrovias-e-ampliacao-do-arco-norte-sao-essenciais-para-o-escoamento-de-graos-nos-proximos-10-anos